Pular para o conteúdo principal

“Racismo reverso”

   Xô contar uma historinha aqui procês, principalmente pra quem acha que não existe mais racismo, que tudo agora é mimimi, lacração, caixinha de fósforo.

   Você já observou em que circunstâncias os brancos morrem? E em quais os negros morrem? Já viu branco morrer porque confundiram o guarda chuva com uma arma? Já viu branco morrer com farda da escola? Já viu branco ser seguido em loja pela segurança? Já viu branco não ser contratado porque o cabelo é muito liso? Quantos médicos brancos você tem? Quantos juízes brancos nós temos? Quantos professores universitários? Quais papéis os negros geralmente interpretam em novelas? Quantos negros temos na população?

   Racismo reverso não existe simplesmente porque os negros não tem poder de opressão, porque brancos não foram escravizados, porque brancos não foram proibidos de fazer nada ao longo da história por conta de sua pele, seus traços ou cabelo!

   A comunidade negra tem que se reconhecer como tal e lutar por si sim! Isso não é lacração, mimimi, nem nada disso, só queremos ocupar os mesmos lugares sem precisar nos “embranquecer” pra isso. Não queremos nossa juventude sendo morta porque era negro e estava com algo na mão. Não queremos alisar os cabelos pra conseguir emprego. Não queremos nossas mulheres servindo apenas pra curiosidade sexual e depois sendo descartadas. Não queremos mais ter que postar notícias assim inclusive. Pertencimento é preciso.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Colorismo e o racismo seletivo

   Nasci negra, quando criança meu tom de pele variava bastante, até que fiquei da cor que tenho hoje. Da mesma forma meu cabelo mudou ao longo dos anos, a raiz sempre foi mais lisa, mas a ponta bastante cacheada. Me lembro o quanto sofria pra lavar e pentear o cabelo, puxa daqui puxa dali, os braços de minha mãe doíam. Minha mãe se especializou em penteados, tranças, trancinhas, rabos de cavalo, maria chiquinha, tudo que pudesse controlar aquele volume.    Ainda antes dos 10 anos minha mãe começou alisar meu cabelo, só a parte da franja, que sempre teve uns “quebradinhos”. Quando fiz 18 anos resolvi que não dava mais pra suportar aquele cabelo, era difícil lidar com os cachos, empoderamento capilar não estava em alta, tampouco o feminismo, a escova progressiva entrou em cena e resolvi arriscar, achando que meu cabelo não ficaria liso, apenas mais “controlado”. E aí veio a surpresa, a progressiva deixou meu cabelo “liso”, eu lavei lavei lavei, cortei cortei cortei, até me livrar del

A quem interessa?

   Essa é uma pergunta um tanto quanto polêmica. Mas, de fato, a quem interessa que o povo esteja desinformado? A quem interessa que não tenhamos acesso à educação de qualidade? A quem interessa que não possamos ler sobre todos os assuntos?     Pode parecer teoria da conspiração, mas é algo histórico, social, político, desumano. A primícia básica é muito simples, é mais fácil dominar um povo que lê, estuda, raciocina, que tem conhecimento de seus direitos ou um povo desinformado? Não preciso responder. Quem não sabe o que é seu por direito jamais irá lutar por nada, sempre aceitará o que lhes for imposto, acreditando que privilégios são direitos, direitos são privilégios, em meritocracia e que se não conseguiu nada na vida foi porque não se esforçou, o contexto histórico e social não tem relevância em suas conquistas ou fracassos.    Costumo dizer que não posso criticar sobre o que não vi, assim como não posso discutir sobre um assunto que não estudei. Uma amiga sempre me diz que